domingo, 6 de novembro de 2016

Daytrader e o fator psicológico


Daytrader e o fator psicológico



Já ouvi muitos professores de daytrade dizer que 80% do trade é psicológico e que isso é o mais importante, mas ninguém explica como ou porquê é assim, e como desenvolver toda essa capacidade psicológica. A exemplo disso temos os cursos de trader que são vendidos atualmente, é tudo sobre análise técnica, tape reading e operacional.

O engraçado nesses cursos é que a maioria deles começam explicando os conceitos do daytrade, e um desses conceitos é que em torno de 80% do sucesso do trader depende do fator psicológico. E em seguida o que é ensinado durante 95% do curso??????? Análise técnica, tape reading, price action, 1001 setups, técnica, técnica, técnica... Estranho não?!

Seria como se você fosse fazer um curso de mecânica de automóveis no qual o professor afirma que a parte mais importante para o funcionamento do automóvel é o motor e em seguida passasse o curso inteiro lhe ensinando sobre pneus, lataria e suspensão.  Pode parecer exagero o exemplo, mas se você parar para pensar vai perceber que não é, e que é exatamente assim que acontece nos cursos atuais para trader.

Eu não estou julgando a capacidade dos professores de ensinar, estou questionando o método e eu penso que infelizmente a culpa é dos alunos, que procuram nesses cursos aprender um setup, uma estratégia, uma receita de bolo. Os alunos pedem isso e os cursos entregam.

O aluno quer copiar o setup do professor como um corredor iniciante quer pegar emprestado o tênis de um maratonista para correr uma grande maratona. Sabemos que não é tênis que corre a maratona, mas não conseguimos enxergar de forma clara que não é o setup que faz o trader.

Eu comecei a perceber isso melhor quando estava frequentando a sala de trade de uma corretora. O analista tinha um setup definido e ao longo do dia passava os calls, me lembro que um dia foi dado um call no dólar e após encerrar a operação alguns participantes comentaram:

·         Participante 1: Vlw professor, trade muito bom. É GAIN!
·         Participante 2: Poxa professor não consegui pegar esse trade.
·         Participante 3: Que merda, entrei atrasado, não ajustei o stop loss direito, saí da operação com loss.
·         Participante 4: Parabéns professor, trade muito bom, fiz uma parcial e deixei o trade correr um pouco mais, aumentei o meu GAIN.
·         Participante 5: Professor, pensei que o trade iria andar mais, não fiz as parciais, e deixei voltar tudo, fechei no 0x0.
·         Participante 6: Professor, me enrolei aqui, não fiz as parciais, voltou no 0x0, resolvi esperar um pouco mais e acabei stopando um trade vencedor.

Cada participante deu um resultado diferente para o mesmo trade, de acordo com qualidade do estado emocional de cada um no momento.

Encerrando, eu acredito que o sucesso no daytrade está no fator psicológico, na individualidade no desenvolvimento de estratégias operacionais e no crescimento pessoal em  todas as esferas da vida.

Os cursos, livros e salas onlines ajudam muito,  mas tenha uma coisa em mente:  ninguém conseguirá te ensinar a ser trader, essa é uma jornada que você precisará fazer sozinho.


Eu comecei a minha jornada e você o que tem feito para melhorar como trader, como pessoa?  




3 comentários:

  1. Penso da mesma forma. Não há atalhos e nem hacks. Na vida para conseguir coisas que valham a pena, é necessário sacrifício e empenho. A maioria não está disposta a pagar o preço. Vejo muito isso na faculdade.

    Ótimo texto...

    ResponderExcluir
  2. Verdade sobre o que escreveu. Eu mesmo conheço bastante de análise técnica, mas vi que não tenho perfil pra ser trader exatamente pq "sofro" muito psicologicamente durante as operações.

    ResponderExcluir