quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como trouxe para o trade o que aprendi com os jogos da infância - Resultado do dia 19/10/2016

Na minha infância joguei todos os tipos de jogos da época, dentre eles alguns que envolviam ganhar e perder itens: birosca(bola de gude), bafo (figurinhas) e tazos.


Birosca (bola de gude)

Tínhamos uma regra bem específica para esse jogos, você não podia parar de jogar se estivesse ganhando, essa escolha poderia ser feita apenas pelo jogador que estivesse perdendo.
Sendo assim, as opções para parar de jogar ganhando eram:

  1. Ganhar todos os itens do adversário.
  2. O perdedor parar de jogar.
  3. A última e que todos eram obrigados a cumprir, se a mãe de algum dos jogadores o chamasse para ir embora pelo nome completo (naquela época se sua mãe o chamasse pelo nome completo, você parava o que tivesse fazendo e voava pra casa).

Trazendo isso para o trade:

1. Não existe no trade, você não vai ganhar todo o dinheiro do mercado. Uma hora vai precisar parar de operar para sair ganhando. Terá que determinar quantos itens irá tomar do seu adversário, a sua meta.

2. Perceber que não está num dia bom, ou que o mercado está muito difícil e simplesmente parar, antes de perder o que tem em jogo. Parar mesmo podendo continuar.

3. É o stop loss diário, você ainda quer continuar a operar no dia, mas aconteceu um evento que te proíbe de operar. 

Posto isso, vejamos como eu passava pelas situações:

1. Ganhar todos os itens:
Esse era sempre meu objetivo, não tinha um meio termo. Eu contava quantos itens o adversário tinha e queria todos.
No trade percebi em mim a dificuldade de parar de operar quando estava ganhando, eu não tinha uma meta, e sempre queria mais, até que devolvia o lucro, e por vezes saia negativo no dia. Precisei entender que no mercado não funciona assim, você não vai ganhar todo o dinheiro do mercado. Precisamos de metas bem definidas.

2. Parar de jogar perdendo:
Jamais, jogava até perder o último item, ou tudo ou nada, seja por raiva, ou por esperança em recuperar. 
Também trouxe isso para o trade, torcendo para recuperar o que já havia perdido, ou operando com raiva do mercado, sem pensar na possibilidade de encerrar o dia e assumir o prejuízo.

3. Ter o jogo interrompido quando estivesse ganhando: 
No momento em que o jogo era interrompido eu ficava indignado, pois queria ganhar todos os itens de adversário, eu estava bem no jogo e o adversário já estava abalado, fazendo jogadas desesperadas e errando muito. Porém,  depois de algumas horas eu me sentia bem por ter saído do jogo vitorioso, com mais itens do que inicialmente.


O que aprendi?

1. Preciso ter uma meta bem definida, clara e me ater a ela.
2. Preciso aprender a aceitar a perda, ela faz parte do negócio de trade. 
3. Preciso de mecanismos para me auxiliar a encerrar o dia. Ganhando ou perdendo.



Resultado do dia 19/10/2016

O que eu fiz?

Dia difícil, entrei atrasado em uma operação, isso me custou 4 pontos logo no início, precisei me acalmar para não perder o dia. Com calma consegui colocar a casa em ordem e bater a meta!

19/10/2016













Nenhum comentário:

Postar um comentário